29 de ago. de 2011

GOVERNANTES DISCUTEM RELAÇÃO ENTRE POLUIÇÃO E TRANSPORTE EM SP

Nos congestionamentos de grandes cidades as bicicletas são mais eficientes que os carros. A afirmação foi feita pela secretária do Meio Ambiente da Cidade do México, Tanya Müller, durante um seminário promovido pela TV Globo.

O evento aconteceu na última quinta-feira (25) no teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Estiveram presentes o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Normalmente, uma bicicleta percorre 16 km/h enquanto que um carro trafega a 12 km/h em horário de pico. “Um trecho de 8 km que seria percorrido em 40 minutos por um automóvel pode ser feito em apenas 30 minutos de bicicleta”, defende Tanya Müller.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, enfatizou a necessidade de buscar a melhoria da qualidade do ar paulista: “Nas questões de saúde pública, as doenças por conta da qualidade do ar vêm crescendo e os problemas respiratórios já são a 4ª causa de morte do estado”. Ele também falou sobre as políticas de transporte em favor do combate a poluição do ar e dos esforços em investir nos veículos sobre trilhos. De acordo com Alckmin, a ampliação do Rodoanel Mário Covas, a recuperação da Serra do Mar e a implantação de impostos sobre os combustíveis ajudaram na melhoria da qualidade do ar.
A mudança no Rodoanel retirou, principalmente, os veículos de carga das ruas e avenidas, já os impostos sobre a gasolina estimularam as pessoas a usarem mais o álcool, que é menos poluente. Enquanto o governador ressaltou as medidas implantadas em seu mandato, o prefeito Kassab frisou que em seis meses caiu notoriamente o nível de poluição visual em São Paulo devido à lei Cidade Limpa em vigor desde 2007. Além disso, lembrou que a poluição é destaque entre os principais problemas do século.
Na capital mexicana o transporte sustentável é muito incentivado. O modelo foi apresentado no seminário para que sirva de exemplo às metrópoles brasileiras. Ciclovias e bicicletários foram criados na Cidade do México. A cidade também investe no programa Ecobici em que a pessoa aluga uma bicicleta por dia.  
Fonte: Ciclovivo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário