17 de jan. de 2011

DE BIKE PELA AMAZÔNIA

Por:  Juliana Oliveira
Pablo e Inês apareceram em Cuiabá no início desse ano. Vinham de uma longa viagem, mais de 2 mil quilômetros, saindo da Argentina, passando pela Bolívia, Amazônia e, por último, Mato Grosso. Era o fim da jornada de mais de um ano na estrada.
Quem encontrou ambos foi o repórter Jonas Campos e o auxiliar técnico Edson Bacana, ambos da TV Centro América. Eles sabiam do meu interesse pelo assunto (viagens e bicicleta), por isso pararam, conversaram e, minutos depois ligaram no meu celular. “Desce aqui que a gente tem uma surpresa”.

Jonas seguiu para outra matéria, enquanto eu, Bacana e o cinegrafista Walcir acompanhamos os dois até o museu do rio. Fizemos algumas imagens pelo caminho e entrevistamos eles por lá. A empatia foi imediata, muitas histórias, causos e vivência. Convidei os argentinos para almoçar na TV. O estranhamento era total, mútuo, tanto eles com o ambiente “empresarial” quanto os funcionários com aqueles “bicho-grilos”. “Hum, que cheirinho. Precisam de um banho”, diziam as moças perfumadas da TV.
Passaram a última noite da viagem em casa. Convidei-os para passar por lá depois do expediente e chegaram pedalando já no pôr do sol. A conversa adentrou a madrugada em portunhol fluido. Julio apareceu depois da aula e ai o papo engrenou mais ainda. Para eles era sempre um prazer poder pousar na casa de alguém, dormir em camas, tomar um banho, desncansar da viagem. Mas, tenho a impressão, que não ficaram muito satisfeitos com a janta. Lentilha com arroz integral, era tudo o que eu tinha na dispensa. Claro que comeram tudo e repetiram, mas só mais tarde disseram que todos os dias comiam durante a viagem lentilha… e arroz integral. 
Fonte: 10 Por Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário