15 de dez. de 2010

RIO DE JANEIRO POSSUI A MAIOR MALHA DE CICLOVIAS DO BRASIL

Natália Garcia
São 160 km de ciclovias, em toda a capital fluminense, e o projeto Rio Capital da Bicicleta ainda pretende dobrar esse número até 2012, integrando melhor as rotas de bike ao transporte público da cidade.

São 160 km para apreciar sobre duas rodas o cenário paradisíaco da capital fluminense, a maior malha do Brasil. Quem passeia pelas ciclovias se delicia com o cenário de praias e lagoas, perfeito para as horas de lazer e exercício. Mas adotar a bicicleta como meio de transporte ainda é uma tarefa complicada. Sem penetrar nos bairros, as rotas são mal integradas ao transporte público e têm poucas interligações entre si.
Outro problema: as 250 mil pessoas que se deslocam de bicicleta estão na zona oeste, enquanto as ciclovias se encontram na zona sul. Esse panorama deve mudar com o projeto Rio Capital da Bicicleta, que tem como meta dobrar a malha e concentrá-la onde ela se faz mais necessária até 2012. "Só assim conseguiremos viabilizar bem esse meio de transporte", diz Altamirando Moraes, subsecretário de meio ambiente da cidade. Por enquanto, quem pedala para o trabalho acaba usando a rua mesmo.
São 160 km para apreciar sobre duas rodas o cenário paradisíaco da capital fluminense, a maior malha do Brasil. Quem passeia pelas ciclovias se delicia com o cenário de praias e lagoas, perfeito para as horas de lazer e exercício. Mas adotar a bicicleta como meio de transporte ainda é uma tarefa complicada. Sem penetrar nos bairros, as rotas são mal integradas ao transporte público e têm poucas interligações entre si.
Outro problema: as 250 mil pessoas que se deslocam de bicicleta estão na zona oeste, enquanto as ciclovias se encontram na zona sul. Esse panorama deve mudar com o projeto Rio Capital da Bicicleta, que tem como meta dobrar a malha e concentrá-la onde ela se faz mais necessária até 2012. "Só assim conseguiremos viabilizar bem esse meio de transporte", diz Altamirando Moraes, subsecretário de meio ambiente da cidade. Por enquanto, quem pedala para o trabalho acaba usando a rua mesmo.

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